Facilidade no pagamento, valorização e personalização são fatores decisivos que levam as pessoas a procurar um imóvel na planta.

O espaço que você busca com o conforto que você merece. E tudo sob medida para você. Quem já não pensou comprar um imóvel para ter um espaço para chamar de seu, não é mesmo? Ou até mesmo para ampliar ainda mais a sua gama de investimentos?

Uma coisa é certa: esteja o país em crise ou não, dar o passo para a compra de um imóvel sempre rondou os sonhos da maioria dos brasileiros. E cada vez mais, as condições vem sendo facilitadas para você dar este novo passo.

Investimento atrativo

De acordo com o Portal G1, com a redução da taxa Selic a 5% ao ano, a compra de imóveis voltou a ser um investimento atrativo economicamente. Nesse cenário, os maiores bancos brasileiros, como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Caixa Econômica tem baixado consideravelmente as taxas de juros para financiamento imobiliário.

No Brasil, os lançamentos em 2018 somaram mais de 98 mil unidades, segundo o Portal R7. O número contabiliza uma alta de 3,1%, se comparado com 2017.  Já as vendas de imóveis novos somaram mais de 120 mil unidades, o que registra um crescimento de 19,2%. 

Em algumas capitais foi possível notar esta mudança. O Portal O Paraná destacou que só em Curitiba, a compra de imóveis na planta aumentou 11,2% em 2018. O percentual é equivalente a 4 mil unidades comercializadas. 

Já em São Paulo, só no mês de setembro deste ano foram comercializadas 4.055 unidades novas, segundo levantamento do Secovi-SP e divulgado no Metro Jornal. O resultado foi 108,7% maior se comparado com o mesmo período de 2018, quando foram comercializadas 1.943 unidades.

Ao que tudo indica, o mercado imobiliário vem retomando aos poucos o seu fôlego. E se para o consumidor a hora é de arriscar, como se preparar para a compra daquele imóvel na planta que há tempos você vem sonhando?

Já adiantamos que essa não é uma tarefa das mais simples. Requer paciência, muita pesquisa e principalmente o planejamento financeiro adequado para evitar dores de cabeça posteriores. 

Vantagens de adquirir um apartamento na planta

Então, antes de agir impulsivamente porque o mercado está propício e ir comprando sem critério, é importante entender como funciona.

Mesmo com taxas de juros mais baixas, comprar um imóvel na planta é bom negócio? Se você não tem pressa de se mudar e pode esperar um pouco, é certo que sim. Listamos as principais vantagens para ajudar você nesta decisão.

Valorização do imóvel

Para quem busca esse tipo de aquisição como forma de investimento, o tiro é certeiro. O Portal Viva Real lembra que os ganhos podem ser bem expressivos, principalmente se você adquirir um imóvel em um bairro com potencial crescimento, melhoria de infraestrutura ou se possui grandes empreendimentos no entorno. 

Ainda em relação à valorização, o portal Época Negócios pontua que parte dessa valorização virá da boa negociação na compra, onde estima-se um desconto entre 20% e 40%. Mas essa vantagem no desconto não é gratuita. 

O Portal explica que o comprador está assumindo os riscos de comprar em um primeiro momento a promessa que a obra ficará pronta. A partir do avanço das obras e conclusão delas, os riscos também deixam de existir e aí entra em cena a valorização do imóvel.

Para os investidores, comprar imóvel na planta também é retorno garantido. Isso porque depois de pronto, você vende por um valor bem superior ao adquirido ou até mesmo optar por alugar. Opções é o que não faltam.

Personalização: o imóvel com a sua cara

Já pensou ter um imóvel com a sua cara e modelar do jeito que você quer? Se você adquirir um imóvel na planta isso é possível sim. 

Você tem total liberdade para alterar portas, revestimentos ou pias. Isso porque algumas construtoras já apresentam o serviço de customização durante o processo para deixar o imóvel de acordo com o gosto do cliente e deixá-lo praticamente exclusivo.

Segundo o portal Imóvelweb, além de facilitar a vida do dono do imóvel, a personalização ainda traz uma grande economia. Já na fase do projeto, por exemplo, é possível optar por algum acabamento padrão que mais lhe agrada.

E melhor ainda, isso tudo sem perder a garantia do imóvel. Isso porque se você reformar o apartamento depois de pronto, perde-se a garantia por serviços, como encanamentos, instalação elétrica, entre outros.

Geralmente, essas customizações são oferecidas em kits, para o consumidor escolher as diferentes opções pré-selecionadas pela construtora. Mas em apartamentos de alto padrão, existe a possibilidade inclusive da personalização ser completa. 

Nesse caso, o proprietário pode decidir todos os detalhes da obra e elencar um arquiteto para acompanhar todo o processo.

Facilidade no pagamento

O site Como comprar um apartamento lembra que esta modalidade é composta por duas etapas: pré e pós entrega de chaves. 

Assim, durante o período de execução de obras, o comprador pagará apenas os valores de entrada e as primeiras parcelas do imóvel. Você além de economizar neste tipo de negócio, ainda conta com a alta probabilidade de valorização do apartamento, destaca o portal.

E as construtoras não medem esforços para oferecer a melhor oportunidade para o cliente. O Portal Viva Real lembra que em boa parte das vezes, é possível pagar cerca de 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves. 

Posteriormente, é dividido o restante negociando com a própria empresa ou se achar melhor, realizar um financiamento através de uma instituição bancária.

Já com o imóvel pronto, essa condição não seria igual. O Portal Uol destaca que se você comprar um apartamento pronto, o cliente já terá que disponibilizar de 20 a 30% do valor da entrada no ato. E a gente sabe que nem todo mundo dispõe de um alto valor em caixa.

Apesar da facilidade, é sempre importante conhecer o valor de todas as parcelas até o final do pagamento, aponta o portal Seleções. Isso inclui valor de entrada, sinal, chaves, parcelas mensais ou intermediárias.

Conheça outras vantagens de comprar o apartamento na planta

Tudo novinho em folha

Comprar um apartamento na planta te dá a oportunidade de ter as mais modernas instalações, desde a parte elétrica até o acabamento. 

Isso impacta diretamente no seu bolso, afinal quanto mais novo, menos dor de cabeça você tem com manutenções relacionadas à rachaduras, infiltrações e demais problemas relacionados ao condomínio. 

Já imóveis usados podem demandar reformas e alterações que podem custar caro para o seu bolso.

Mudança planejada no detalhe

Como o apartamento ainda está em construção, é certo que até chegar o momento de ter as chaves na mão, vai demorar um pouquinho. Mas isso também não é de todo ruim. 

Você pode aproveitar este tempo para programar toda a mudança de forma organizada. Reúna sua família e aproveite para conhecer a vizinhança do local, planejar os móveis e programar a sua mudança para que tudo saia sem erros.

Conclusão

Comprar um imóvel é um grande passo, independente se é para morar ou para investimento. Mas como em qualquer negócio é importante ficar atento ao contrato e às condições, buscando sempre empresas idôneas para que não tenha dor de cabeça lá na frente.

Imóvel na planta em Indaial e região

Contamos com as melhores opções do mercado com imóveis sob medida em Indaial e região para a sua necessidade e para o seu bolso. 

Se chegou a hora de comprar o imóvel dos seus sonhos, venha conversar com a nossa equipe. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo rumo ao seu sonho.B

Aproveite e baixe o nosso e-book “Como fazer um bom negócio comprando um apartamento na planta em Indaial“.

Deixe um comentário