Ter acesso a casa própria nunca foi tão fácil. Com a popularização do Programa Minha Casa, Minha Vida, quem nunca teve a pretensão de adquirir seu imóvel próprio, começou a vislumbrar essa possibilidade.

Você que há anos pensa em sair do aluguel e investir em um imóvel em Indaial, saiba que a hora é agora. 

Nesse artigo você vai entender um pouco mais do que é o Programa Minha Casa, Minha Vida, bem como entender um pouco mais sobre quais as documentações necessárias para dar entrada no seu processo.

A comprovação de renda para a participação no programa é ponto crucial. Porém não é um bicho de 7 cabeças.

Você verá que se você se programar e se organizar, todo o processo transcorrerá de maneira tranquila e com desfecho positivo: a sua tão sonhada casa própria!

Quais os objetivos do Minha Casa, Minha Vida? 

Segundo o Art. 6 da Constituição Federal, a moradia é um direito social ao qual todos os cidadãos devem ter acesso. É neste contexto e vislumbrando a necessidade de democratização do acesso à moradia que surge por parte do Governo Federal, o Minha Casa, Minha Vida.

Tendo sido implementado no ano de 2009 durante o Governo Lula, o programa Minha Casa, Minha Vida tem como objetivo subsidiar a aquisição de casas ou apartamentos próprios para famílias cujas rendas variem de  R$ 1.800,00 a R$ 7.000,00.

É estimado que desde seu início, já tenha possibilitado o acesso à moradia a mais de 14,5 milhões de pessoas em todo o Brasil e esse número só tende a crescer nos próximos anos. 

No entanto, são muitas as pessoas que ainda possuem dúvidas com relação ao programa, e uma delas é no que tange à comprovação de renda para se enquadrar no processo e adquirir a casa dos seus sonhos. 

Se essa também é sua dúvida, então veio ao lugar certo!

O nosso objetivo aqui é mostrar objetivamente o passo a passo para você se aproximar ainda mais dos seus sonhos.

Como comprovar renda do Minha Casa, Minha Vida 

Como você já deve ter visto por aqui, são muitas as vantagens de obter um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida. Além disso, você pode ver que são várias as faixas de renda contempladas pelo programa. 

Mas você sabe qual a maneira correta de comprovar renda? Pois nós estamos aqui para auxiliá-lo.

Em primeiro lugar, é preciso que você saiba que há duas modalidades possíveis: contribuinte CLT e profissional autônomo.  

Conheça como funciona para cada um dos casos a seguir: 

 

Minha Casa, Minha Vida Indaial

 

Contribuinte CLT:

Para participar do Programa minha Casa, Minha Vida, você vai precisar juntar alguns documentos. 

Não deixe para a última hora. Separe todos os documentos que vamos listar abaixo, para que na hora da entrada no processo, não haja nenhuma surpresa.

Outra dica valiosa é possuir tanto os documentos originais, como os documentos em cópia. Dessa forma você possui uma segunda garantia em todos os casos.

Confira abaixo quais documentos você deve possuir na entrada de seu processo:

  • Documento de identificação: RG e CPF;
  • Carteira de trabalho (CTPS);
  • FGTS;
  • Comprovante de estado civil (certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamento para casado e certidão de casamento averbada para divorciados);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Declaração de contribuição do Imposto de Renda;
  • Para assalariados: comprovante de renda (holerites) dos últimos 6 meses.

Uma questão muito importante. Caso você decida juntar sua renda com um amigo para realizar o financiamento do seu imóvel, é preciso apresentar os documentos de todos os envolvidos no processo!

Mas, e se você for autônomo? 

O Minha Casa, Minha Vida também foi pensado para você. Veja as informações abaixo e saiba como fazer para participar do programa.

Autônomo

Como trabalhadores autônomos não possuem propriamente folha salarial (holerite), a comprovação de renda pode ser feita através dos extratos bancários, seja de conta corrente, seja de conta poupança.

Mas padrão segue o mesmo, forneça o extrato de movimentação dos últimos 6 meses, pois é o que será considerado para calcular sua renda média.

Trabalhadores autônomos, microempresários e profissionais possuem outra forma de demonstrar seus ganhos formalmente: a DECORE ( Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).

Para você entender, esse documento é equivalente ao holerite e você pode solicitá-lo através de seu contador. Ele deve possuir marca de autenticidade – conferida pela Declaração de Habilitação Profissional (DHP) – em material impresso.

Uma outra forma de comprovação de seus ganhos estando na condição de autônomo é utilizar o Recibo de Pagamento de Autônomo, mais conhecido como RPA

A empresa que contrata seus serviços é obrigada a emitir tal documento, por isso, fique atento e solicite-o sempre que possível.

Em resumo, sendo contribuinte da CLT ou sendo autônomo, todos têm a oportunidade de participar do programa.

Porém, é de extrema importância manter seus dados sempre atualizados, seus documentos em dia e organizados, para não correr o risco de não conseguir finalizar seu processo.

Mas atenção!

Em síntese, mesmo que você tenha renda dentro das faixas estipuladas pelo programa e possua todos os documentos necessários, não terá direito ao Minha Casa, MInha Vida se:

  • For funcionário da Caixa Econômica Federal ou casado com algum funcionário;
  • Já for beneficiário de algum programa habitacional;
  • Possuir imóveis em seu nome;
  • Não constar restrições em seu nome.

Esses são alguns detalhes que te ajudarão a verificar se você se encaixa nos pré-requisitos do programa e facilitarão na hora de se organizar. 

Agora que você já sabe como comprovar sua renda na hora de solicitar o Minha Casa, Minha Vida Indaial, está esperando o que para dar início à realização do seu sonho? Você e a sua família merecem! 

 

 

Planeje seu futuro!

Com todos os benefícios e vantagens oferecidos pelo governo, fica bem mais fácil realizar o sonho da casa própria.  Mais ainda se você tiver um bom planejamento familiar.

Você pode fazer isso sem abrir mão de momentos de lazer com sua família.

O que você precisa basicamente é ter um objetivo sólido. A partir dele, crie um planejamento para conquistá-lo. Pense em como pode economizar ou investir para chegar a esse plano.

E o principal, tenha foco e determinação para chegar lá! 

A parte burocrática você deixa com a gente. Será um prazer caminhar lado a lado nesse passo tão importante de sua vida!

Minha Casa, Minha Vida Indaial

Definitivamente, Indaial reserva excelentes oportunidades para você adquirir o imóvel dos seus sonhos através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Basta conhecer um pouco mais da cidade para se encantar com seu, povo, sua gastronomia e sua qualidade de vida.

Morar em Indaial pode reservar surpresas incríveis. Você tem dúvidas ou gostaria de saber mais sobre as especificidades do programa Minha Casa, Minha Vida de Indaial? 

A equipe da Edifique Imóveis conta com profissionais altamente capacitados, que lhe darão todo o suporte e consultoria para transformar seu projeto da casa própria em realidade.

Temos as melhores opções em imóveis na região, com condições que cabem no seu bolso e com certeza farão você e sua família felizes.

Queremos muito participar de mais essa conquista na sua vida! Entre em contato conosco e nos deixe fazer parte dessa história! 😉 

Deixe um comentário