Ambas localizadas no Vale Europeu, a escolha entre Indaial X Blumenau como lugar para morar, é dúvida de muitas pessoas. A resposta para esse questionamento depende muito do ponto de vista. Porém, você pode se surpreender.

No artigo de hoje, apresentamos alguns argumentos das principais vantagens e desvantagens de se morar em Indaial e Blumenau, que auxiliarão você que pretende comprar a sua casa própria, a definir o local que melhor combina com as suas necessidades e de sua família.

Vale Europeu: o pedacinho da Europa no Brasil

Viver no Vale Europeu é um sonho de inúmeras pessoas. Tudo isso é reflexo de uma região com alta qualidade de vida, aliada a uma natureza exuberante, além de inúmeras oportunidades profissionais.

Desde seu período de colonização, até os dias de hoje, essa região em que estão localizadas Blumenau e Indaial atrai diversas pessoas em busca de cidades com qualidade de vida acima da média. Você conhece mais sobre o Vale Europeu aqui.

Saiba um pouco mais sobre as cidades de Blumenau e Indaial a seguir. 

Blumenau: a cidade da Oktoberfest e muito mais

Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, essa é a principal cidade do Vale do Itajaí. Fundada com base na colonização germânica, a cidade sempre se destacou pela organização, arquitetura, gastronomia, indústrias e belezas naturais.

Da sua extensão inicial, vários outros municípios foram gerados, com destaque para Indaial, Gaspar e Rio do Sul, que hoje já contam com mais de 50 mil habitantes cada.

O clima da cidade é ameno, mas conta com estações bem definidas. A alta umidade da região faz com que os dias mais quentes, bem como os dias mais frios sejam marcantes. 

Embora situada em uma região razoavelmente baixa, a cidade já registrou presença de neve em seus invernos mais rigorosos, como em 1984 e 2013.

Blumenau possui hoje a 3ª maior população do estado, com aproximadamente 358 mil habitantes.

Blumenau se destaca pelo seu alto índice de qualidade de vida. Segundo o IBGE,o IDH é de 0,806, considerado alto, uma das melhores cidades em desenvolvimento de Santa Catarina e também no cenário brasileiro.

Além disso, a cidade conta com uma das melhores Oktoberfests do mundo. Durante o mês de outubro, mais de 600 mil pessoas passam pelos pavilhões da Vila Germânica para vivenciar um pouco da cultura alemã, seja com trajes típicos, bandas e alimentos tipicamente alemães.

Devido a sua geografia acentuada, a cidade sofreu com várias enchentes ao longo de sua história. Destaque para as enchentes de 1983, 1984 e 2008.

A cidade de Indaial SC

Sendo uma das filhas mais novas de Blumenau, a cidade de Indaial traz muitas das tradições germânicas de sua progenitora. Inicialmente se destacou pela cultura da plantação de arroz, que foi o carro chefe da economia regional.

A cidade cresceu e ganhou seus próprios contornos únicos, com destaque para a ponte dos arcos, a primeira do Brasil a ser construída utilizando cimento armado.

Hoje, Indaial conta com um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0.777, sendo considerado alto para os padrões nacionais.  A população da cidade é estimada em aproximadamente 69,5 mil pessoas, bem distribuídas em toda a extensão territorial da cidade.

Economicamente Indaial se destaca pelo alto número de empresas na cidade, sendo mais de 3.950. Esses números colocam-na entre as 20 maiores cidades de Santa Catarina.

Quer conhecer mais? Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre a história e cultura da cidade de Indaial.

Qualidade de vida

As cidades de Blumenau e Indaial dispensam motivos para receber seu próximo imóvel. Mas com certeza a qualidade de vida é algo que chama a atenção em ambas as cidades.

Um desses fatores se dá pela baixa taxa de violência em suas respectivas regiões.Segurança pública é algo muito procurado por todos. Se você tem família, ou filhos pequenos, essa ideia faz ainda mais sentido. Sair de casa para trabalhar e saber que sua família está segura, com certeza é algo tranquilizador.

Embora tenha tido uma queda de 19% na taxa de homicídios em 2018, Blumenau caiu algumas posições no Atlas da violência no país. Isso devido ao ano de 2017, em que ocorreram cerca de 48 homicídios.

Hoje, Blumenau ocupa a posição de número 46 no Brasil, ainda figurando entre as 50 mais seguras para se viver no país.

Já Indaial é pioneira no assunto segurança pública. Até agora (novembro 2019), Indaial acumula a marca de apenas 1 homicídio no ano.

Além disso, os números da educação na cidade, seja nas instituições municipais, como estaduais são altamente satisfatórios, justificando.

Acompanhe melhor as vantagens e desvantagens de viver em Blumenau e Indaial.

Vantagens de morar em Blumenau

1. Urbanização

Blumenau conta com uma estrutura de grandes metrópoles do país, mesmo possuindo índices de criminalidade de cidades do interior.

Os setores de compras e entretenimento da cidade fazem com que a população tenha uma maior variedade de opções, sejam elas para todos os bolsos.

2. Educação

Blumenau é um polo de educação superior no estado. Isso por contar com uma das maiores Universidades do estado de SC (FURB), pólos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diversas outras instituições de ensino superior.

Ou seja, é destino muito procurado por acadêmicos de várias partes do Brasil e da América do Sul.

3. Indústria

A cidade conta com um extenso parque fabril. Em destaque temos as indústrias têxteis, que marcaram a história da cidade. 

Com maior destaque nesse cenário, temos as Indústrias Hering, considerada uma das maiores marcas de vestuário do país, que teve seu início há mais de 100 anos na cidade.

Atualmente, Blumenau se destaca por ser um dos maiores pólos de tecnologia do país. Em destaque, as empresas de software, que empregam milhares de pessoas na cidade.

Essa busca por profissionais qualificados gerou uma lacuna de vagas para o segmento na cidade. Ou seja, na contramão do cenário nacional, a cidade conta em vários momentos, com mais vagas de trabalho do que profissionais disponíveis.

Ou seja, uma excelente vantagem para quem quer morar na cidade.

Desvantagens de morar em Blumenau

1. Mobilidade 

Além da estrutura de metrópole, Blumenau conta com um trânsito digno de grandes metrópoles. Mesmo com os projetos para desafogar o trânsito, esse é um das maiores desvantagens da cidade.

Pequenos trajetos podem levar mais de 1 hora para serem percorridos nos horários de pico.

2. Acessibilidade 

Muitas opções de moradia na cidade estão localizadas em regiões de difícil acesso, seja por contar com subidas íngremes, ou mesmo com risco de alagamentos.

Esse é um ponto importante a ser considerado na hora de adquirir um imóvel, pois o que é sonho, pode se tornar um pesadelo. 

Ainda não sabe o melhor lugar? Então acompanhe algumas vantagens e desvantagens  de viver em Indaial. 

Vantagens de morar em Indaial

1. Localização 

Sim, justamente a localização de Indaial é uma das suas principais características.

Mesmo que não conte com uma infraestrutura como a de Blumenau, sua localização próxima a da cidade vizinha, faz com que os moradores de Indaial possam acessar com muita facilidade os centros comerciais e de entretenimento de Blumenau. 

Além disso, está bastante próxima a diversos pontos turísticos do Vale Europeu, o que a torna atrativa. 

2, Segurança pública

Indaial conta com uma das menores taxas criminais do país, algo muito procurado por todos que buscam sua casa própria.

3. Imóveis a preços mais acessíveis

A cidade também conta com inúmeras opções de imóveis com o projeto habitacional do governo, conhecido como Minha Casa, Minha Vida.

Aqui no blog da Edifique temos uma categoria específica para o Minha Casa, Minha Vida Indaial, na qual você pode mais do programa e tirar suas dúvidas.

Desvantagens de morar em Indaial

1. Infraestrutura

Se algo pode ser colocado como desvantagem, morar em Indaial pode fazer com que você se adapte a uma estrutura de cidade menor.

Porém, por estar ao lado de Blumenau, e com acesso muito facilitado a cidade vizinha, essa desvantagem é facilmente superada.

O Loteamento Encano em Indaial

Morar em ambas a cidades pode te trazer inúmeros benefícios e, é claro, essa escolha depende de inúmeros fatores que você deve pesar e adequar às suas necessidades e preferência. 

Porém, se você deseja estar próximo a Blumenau e ao mesmo tempo adquirir a sua caso própria a uma valor mais baixo, Indaial pode te reservar grandes oportunidades, seja pela sua baixa criminalidade, seja pelas excelentes opções de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Um bom exemplo disso, é o Loteamento Encano, distante a apenas 8 km de Blumenau, possibilita você estar próximo de um grande centro urbano e ainda usufruir de um lugar especial marcado por cenários únicos, gastronomia diferenciada, além de serviços públicos de grande eficiência.

 

Não perca essa oportunidade!

Gostou? Quer saber mais? Então não perca tempo.

Entre em contato com a equipe da Edifique Imobiliária. Atuamos há mais de 9 anos com o objetivo de aproximar você dos seus sonhos e vamos te ajudar a fazer o melhor negócio.

Deixe um comentário