Conheça Indaial, o desabrochar de oportunidades no Vale do Itajaí.
Santa Catarina, conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego, qualidade de vida elevada e pluralidade cultural, vem se notabilizando como um celeiro de oportunidades. É nesse majestoso estado que se encontra a cidade de Indaial.

Dentre todas as regiões, uma em específico se notabiliza pelas excelentes oportunidades e calorosa acolhida de sua população. O Vale do Itajaí, região que se destaca por seu relevo singular, se tornou o refúgio de quem procura valorização comercial e qualidade de vida.

Com sua economia aquecida e contando com um vasto polo industrial, o Vale do Itajaí tem recebido inúmeras famílias do Brasil e da América do Sul a procura de novas oportunidades.

Um dos destinos preferidos tem sido a cidade de Indaial. Localizada na região metropolitana de Blumenau e carregando os traços da cultura germânica de sua cidade vizinha, Indaial é modelo de cidade que cresce de maneira ordenada em sintonia entre o progresso e a preservação ambiental.

Para conhecermos ainda mais os valores dessa cidade, é preciso adentrar um pouco mais nas suas raízes.

O princípio

Os primeiros colonizadores chegaram à região em meados de 1850. Aportando no que é hoje conhecida como Blumenau, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau enxergou frente a todas as dificuldades, uma excelente oportunidade de criar uma colônia próspera e com oportunidades para todos aqueles que com ele desembarcaram. 

Porém, o que muitos desconhecem, é que antes mesmo de aportar em seu destino final, Dr. Blumenau acompanhado de seu canoeiro Ângelo Dias encontraram uma pequena comunidade ribeirinha, que se alimentava de seus produtos de pesca, bem como da caça e da colheita de frutos selvagens. 

Essa região, no encontro entre os rios Itajaí Açu e Benedito, se transformou no berço da comunidade de Indaial.

Antes mesmo da chegada de colonizadores europeus, essa região já era habitada por índios das tribos Tapajós e Carijós. O orgulho que seu povo tem de suas origens é tão grande, que até hoje a cidade possui bairros com o nome de seus povos ancestrais.

A colonização

A década de 1860 ficou marcada pela chegada das primeiras famílias alemãs a região. Ainda fazendo parte da cidade de Blumenau, a região de Indaial já atraía  atenção por suas terras férteis e produtivas. 

A chegada de novas famílias, com costumes e hábitos diferentes, gerou novos desafios e muita compreensão entre quem morava na região e quem acabara de chegar. Porém, com muito trabalho e diálogo (mesmo que o idioma fosse uma barreira inicialmente), a região logo progrediu, o que acabou atraindo novos moradores.

Destaca-se a chegada do engenheiro Emílio Odebrecht, morador da colônia de Blumenau, que subiu o afluente do Itajaí Açu a fim de encontrar novas oportunidades.

Os primeiros imigrantes que se estabeleceram na Colônia foram: Júlio Stadoli, Guilherme Schroeder, Augusto Rechberg e outros.

Durante a década de 1870, imigrantes Italianos (1785) e poloneses (1878) acabaram se instalando na região, principalmente em busca de novas oportunidades e terra boa para se plantar.

Em terra que planta, se colhe.

Empolgados com sua nova moradia, os imigrantes que chegam a região dão início ao plantio de alimentos para sua subsistência. Nesse período, destaca-se a cultura do plantio de arroz. Por um bom tempo, essa cultura foi a base da economia regional.

O distrito cresce

A década de 1880 é marcada por um importante passo para a região que era, até então, conhecida como povoado de Carijós. No ano de 1886, pela lei Provincial 116, é criado o Distrito de Indaial, o qual foi elevado à condição de município em 1893.

Tempo de amadurecimento

Embora ainda anexado à Blumenau, o reconhecimento do distrito passa a gerar novos compromissos na região. Ainda sem a estabilidade necessária, apenas 12 meses após sua criação, sem condições de subsistir aos encargos, o distrito deixa de existir, voltando a ser anexado à Blumenau.

Porém, isso não afetou os moradores da região, que continuaram sua busca por novas oportunidades e novos empreendimentos.

Economia

Com o fortalecimento econômico da região acabou atraindo famílias tradicionais que deram início a inúmeras empresas que até hoje fomentam a economia da região.

Dentre todas, as indústrias têxtil, alimentícia e metalúrgica merecem seu lugar de destaque. Algumas dessas empresas já contam com mais de 100 anos de vida. Uma história que se mistura à história da cidade.

O Município de Indaial

Em 1934, com sua economia sólida e uma estrutura urbana preparada, é restaurado o Município de Indaial. 

Arquitetura

Embora não muito conhecido, Indaial se destaca por seus símbolos arquitetônicos pioneiros no Brasil. 

Ponte dos Arcos

A ponte Emílio Baumgart, popularmente conhecida como ponte dos Arcos, foi um marco histórico em seu ano de fundação (1926). Isso porque ela foi a primeira do país a ser construída utilizando cimento armado. Sua extensão é de 75 metros e possui 6 metros de largura.

Seu engenheiro e projetista (Emílio Henrique Baumgart) foi responsável pelo projeto arquitetônico de grandes obras no Brasil, como o Hotel da Glória e o Copacabana Palace.

Desafios e superação

Se durante a bonança vemos a quantidade do povo, é na dificuldade que vemos a sua qualidade. Os anos de 1983 e 1984 foram difíceis para os moradores do Vale do Itajaí. Fortes chuvas ocasionaram as maiores cheias que essa região já havia visto.

Indaial, por sua posição privilegiada e com uma maior calha de rio, acabou sofrendo menos os impactos dessa tragédia. Mesmo assim, centenas de famílias ficaram desabrigadas, fazendo com que os órgãos públicos tomassem uma rápida providencia para acolher tais famílias.

Povo que estende a mão

Mesmo não sofrendo na mesma intensidade que suas cidades vizinhas, o povo Indaialense não cruzou os braços. Muito pelo contrário, estendeu os braços e disponibilizou seus recursos humanos e materiais para ajudar a região.

Indicadores Gerais da cidade de Indaial

De acordo com os dados do IBGE de 2016, Indaial possui uma população de aproximadamente 65.000 habitantes. O IDH (Índice de desenvolvimento humano) é de 0,777, sendo considerado alto pelo órgão regulador.

Economia

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, Indaial possui mais de 3.950 empresas, sendo separados nos seguintes cenários:

– 0,6% ligadas à agropecuária;
– 35,8% à indústria;
– 33,8% ao comércio;
– 29,7% ao setor de prestação de serviços.

Esses números colocam Indaial entre as 20 maiores economias de Santa Catarina.

Infraestrutura

Com fácil acesso tanto ao Planalto Catarinense, bem como ao Litoral, a cidade acabou atraindo inúmeras indústrias. Sua localização há menos de 70 Km do Aeroporto Internacional de Navegantes, bem como do porto da mesma cidade, favorece o escoamento dos produtos de sua indústria local.

Outro fator que favorece é que a cidade é cortada por uma das principais rodovias do estado (BR 470). A perspectiva é que até o fim de 2020, a rodovia esteja totalmente duplicada em toda a extensão urbana de Indaial.

Oportunidades

Indaial é um polo industrial e, por isso, aportou inúmeras oportunidades de empregos, bem como oportunidades imobiliárias.

Ao longo dos últimos anos, diversos parques industriais encontraram em Indaial o espaço ideal para o crescimento de suas fábricas. Isso gerou uma corrida por mão de obra qualificada. De encontro a essa necessidade, diversas construtoras e incorporadoras aproveitaram a oportunidade para fornecer terrenos, casas e apartamentos a preços justos, e com fácil acesso às indústrias da região.

O resultado disso é que hoje Indaial é uma das cidades com uma das melhores relações custo x benefício de todo o estado em se tratando de oportunidades imobiliárias.

Qualidade de vida na cidade de Indaial

Quem procura saúde de qualidade, planos de carreira sólidos e com fácil acessibilidade não pode deixar de considerar a cidade de Indaial. Os próximos anos reservam ótimas oportunidades a quem investir de maneira correta e inteligente na cidade.

Você vai perder essa oportunidade?

Para investir de maneira inteligente e que valorize o seu dinheiro, é preciso contar com uma empresa séria, com acessibilidade digital e que tenha conhecimento da região. A Edifique há mais de 9 anos busca encurtar o caminho entre você e os seus sonhos.

Queremos levar até você o que há de melhor em relação aos melhores negócios da nossa região. Indaial e sua linda história de crescimento econômico e sustentável conta agora também com a expertise de uma equipe altamente qualificada e pronta para te auxiliar a encontrar as melhores soluções em imóveis.

Entre em contato com um dos especialistas em Indaial da Edifique Imobiliária.

Deixe um comentário