Quem nunca sonhou em viajar e conhecer as belezas e paisagens exuberantes da Europa? Seja pela sua cultura que atravessa diversas gerações, seja pelas paisagens naturais ou mesmo pelo seu clima equilibrado, motivos não faltam para atravessar o oceano.

Porém, uma viagem desse porte exige além de planejamento de tempo, suporte financeiro. Nesse sentido, morar próximo a locais com maiores possibilidades de emprego é um fator que pode fazer a diferença na realização desse sonho.

E se ao invés de apenas visitar a Europa, você pudesse morar em um legítimo Vale Europeu? Acredita que isso não é possível? É com prazer que lhe apresentamos as belezas do Vale Europeu em Santa Catarina.

Conheça o Vale

Indaial é uma bela cidade que abriga em sua colonização alemã as características marcantes desse país. Além da arquitetura tipicamente enxaimel presente em diversas residências e prédios públicos, a gastronomia é outro ponto de destaque.

Casas enxaimel: charme germânico!

As casas no estilo enxaimel são um charme a parte de Indaial e do Vale Europeu. Sua origem vem da região de Quedlimburg, no centro da atual Alemanha.

As casas enxaimel tem como característica principal o uso de estruturas de madeira encaixadas, a fim de conseguir estruturas mais rígidas, para somente após isso, serem preenchidas. Nesse tipo de edificação, o telhado é colocado antes do preenchimento dos vãos, para que o seu peso mantenha a estrutura ainda mais firme.

Se você deseja conhecer um pouco mais desse estilo, uma dica é conhecer a Região Histórica do Warnow. Ali você encontrará diversas casas no estilo enxaimel, bem como belos jardins floridos que decoram essas residências.

Explorando o Vale Europeu

Desbravar a região de Indaial é muito fácil e pode trazer mais surpresas do que você imagina. Devido ao fácil meio de locomoção interurbano entre as cidades, você pode conhecer diversas cidades que compõem o Vale Europeu. Entre elas, destacam-se: Blumenau, Pomerode, Rio dos Cedros, Nova Trento, Vale das Cachoeiras e Benedito Novo.

Blumenau, charme germânico no Vale Europeu

Cidade que deu origem ao município de Indaial, Blumenau se destaca pela cultura, arquitetura e gastronomia tipicamente alemãs. Tem entre suas principais características, festas tradicionais que exaltam a cultura germânica.

Oktoberfest.

Entre as festas populares, se destaca a Oktoberfest. Em sua 35ª edição, a festa invade o mês do outubro e atrai turistas do mundo inteiro. Após as fortes cheias que afetaram todo o Vale do Itajaí, empresários da região, bem como o poder público, se reuniram para idealizar um evento que pudesse celebrar as tradições germânicas.

Desde então, essa festa só aumenta. Hoje ela já é considerada a maior festa alemã fora da Alemanha, perdendo apenas para a festa de Munique.

A gastronomia é outro fator muito presente na região. Entre os mais variados pratos típicos, se destacam o famoso pão com bolinho. Você encontra essa iguaria típica da região nas mais variadas padarias e casas especializadas no gênero. A receita é simples e acessível para todos os bolsos, além de ser uma delícia! 

Outra característica marcante de Blumenau são suas belezas naturais. Entre tantas, duas ganham destaque. Para os aventureiros que gostam de desafio, a subida ao morro do Spitzkopf é uma excelente pedida.

Sendo considerado o maior morro da cidade, sua subida exige um pouco de preparo físico, mas sua vista privilegiada, bem como toda a flora da região farão cada passo valer a pena.

Outra parada certa é conhecer o Parque das Nascentes. Uma região formada por rios e cachoeiras, muito utilizados pela comunidade nos dias quentes de verão.

É um excelente lugar de contemplação da natureza, para quem gosta de ar puro, fazer trilhas em meio a floresta e relaxar em suas águas cristalinas, longe da agitação dos grandes centros.

Entre os atrativos do parque estão as seguintes opções: trilhas, rios, cachoeiras, mirantes, locais para banho, área de acampamento, educação ambiental, uma excelente opção de turismo ecológico na região do Vale do Itajaí!

Pomerode, a Pomerânia no Brasil!

A cidade mais alemã fora da Alemanha merece nosso total carinho e atenção. Visitar Pomerode é realmente se sentir com pés na Europa. A cidade conta com mais de 300 construções no estilo enxaimel. É a maior concentração de imóveis desse tipo tombados pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil.

A gastronomia da região é muito rica. Você não pode visitar a cidade e não provar dois de seus pratos mais clássicos: o marreco recheado e a famosa cuca

Pomerode ostenta outra marca que causa orgulho ao município. Os jardins residenciais são motivo de orgulho e de reconhecimento nacional. Estes, inclusive, participam de sorteios anuais para premiar as casas com os mais belos jardins.

Se você sentir sede, pode ainda se deliciar com as cervejas artesanais da região. Premiadas e reconhecidas no Brasil e em países da Europa, as cervejarias artesanais do Vale Europeu são uma excelente pedida para os apreciadores dessa iguaria.

Não faltam motivos para conhecer esse cantinho do Vale Europeu. E o melhor de tudo é que você pode acessar a cidade de maneira fácil e rápida de carro ou de ônibus.

Rio dos Cedros, lagos e paisagens exuberantes no Vale Europeu.

A cidade de Rio dos Cedros merece lugar de destaque e carinho em nossa lista. Não apenas por ser mais uma cidade pertencente ao Vale Europeu, mas sim, pelas características naturais que fazem desse lugar, único e um destino obrigatório de se visitar.

A cidade fica localizada a mais de 1000 metros de altitude. Por isso, seu clima é ameno o ano inteiro. Rios, cachoeiras e lagos compõe com muita beleza e elegância o município. 

Se você tem espírito aventureiro, uma boa pedida é acampar aos finais de semana na cidade. Seja alugando uma casa, ou mesmo utilizando a natureza como sua “casa”, com certeza você viverá momentos únicos na cidade. Convide seus amigos e viva excelentes momentos.

A proximidade de Rio dos Cedros com Indaial torna esse roteiro obrigatório a quem gosta de apreciar a natureza, fazendo um turismo com excelente relação custo x benefício.

Nova Trento, fé e tradição reunidas.

Nova Trento

O município de Nova Trento é mais um local que reúne características únicas no Vale Europeu. A cidade já era conhecida nacionalmente por suas vinícolas tradicionais e com excelentes produções de vinhos.

A partir do início da última década, a cidade ficou ainda mais famosa para o turismo religioso. Afinal, em 2002, através do Papa João Paulo II, foi canonizada Amabile Lucia Visintainer, mais conhecida como Madre Paulina, ou Santa Paulina.

Em sua homenagem, um belo santuário foi construído e é visitado anualmente por inúmeros fiéis que vêm prestar homenagem, fazer pedidos ou mesmo agradecer pelas causas alcançadas.

Independentemente de fé ou credo, Nova Trento reserva inúmeras surpresas e vale sua visita.

Vale das Cachoeiras, natureza à flor da pele!

Presidente Getúlio, cidade conhecida como Vale das Cachoeiras, é mais um destino altamente recomendado no Vale Europeu. Ao longo da cidade, há mais de 70 cachoeiras!

Esse roteiro é ponto obrigatório para praticantes de atividades de aventura, como rapel e cascading (descida em cascata).

Benedito Novo, trilhas de tirar o fôlego.

Mais um roteiro imperdível dentro do Vale Europeu, Benedito Novo é contemplada com natureza exuberante. As trilhas que fazem parte de seu parque natural acabam em uma série de cachoeiras com paisagens de cinema. Destaque para a cachoeira Salto do Zinco, com mais de 70 metros de altura!

Isso é o Vale Europeu!

Não importa qual a sua praia, ou mesmo quais os seus gostos, no Vale Europeu você irá encontrar tudo o que procura e muito mais. Opções que cabem em todos os bolsos e para todas as idades.

Concretize seus sonhos em Indaial

Viu como é bom morar em Indaial? Você tem dúvidas ou gostaria de saber mais? Entre em contato com a equipe da Edifique Negócios Imobiliários. Contamos com profissionais altamente capacitados, que lhe darão todo o suporte e vão aproximar ainda mais você dos seus sonhos!

 

Deixe um comentário