Quem deseja adquirir a sua Casa Própria deve ficar atento às novas mudanças para financiamento imobiliário lançadas pela Caixa Econômica Federal.

As notícias são boas para quem deseja sair do aluguel em 2020 e as novidades não param de chegar.

Em resposta às mudanças determinadas pelo Santander no último mês de Janeiro, a CEF lançou algumas alterações nas suas linhas de crédito imobiliário, mantendo assim acirrada a corrida entre os bancos. 

Nova linha de crédito imobiliário

A primeira boa notícia é relacionada a criação de uma nova linha de crédito.  Atualmente, os modelos de financiamento disponibilizados são corrigidos pela TR (Taxa Referencial) e o outro pela inflação, IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

Com o anúncio, a Caixa Econômica Federal prevê um financiamento com os juros pré-fixados para contratos de aquisição cuja origem seja o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Ou seja, é a garantia de que durante todo o período de vigência do contrato não há juros a serem corrigidos. 

A nova modalidade terá seus juros fixados de 8% a 9,75% ao ano, determinado no momento do contrato, segundo anúncio do Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sem nenhum tipo de correção anual.

Além disso, nessa modalidade, o contratante poderá financiar até 80% do valor do imóvel, seja ele novo ou usado.

Na nova linha de crédito, o cliente poderá escolher entre sistemas de amortização SAC, nos casos de contratos de 120 até 360 meses, ou Price para os financiamentos de 120 até 240 meses para os imóveis enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Principais vantagens 

Embora os valores de juros sejam um pouco mais altos do que para as opções de TR e IPCA, os contratos com juros pré-fixados têm suas vantagens.

Além de ser mais uma opção que possibilita a retomada após a crise do mercado imobiliário, esse lançamento da Caixa é também uma alternativa em relação às modalidades já existentes e garante previsibilidade do valor das parcelas de quem deseja adquirir a Casa Própria.

É ideal e mais vantajosa para quem irá fazer um contrato de longo prazo e não quer correr o risco de sofrer com a variação e aumento grande das parcelas em períodos de alta inflação (em 2015, por exemplo, chegou a 10,7%) ou da taxa básica de juros no Brasil, a Selic que, por exemplo, já foi de 14,25%. Outra vantagem dos juros fixos é que o cliente transfere os riscos para o banco.

Para Pedro Guimarães, embora a Caixa assuma todos os riscos nesse caso, a previsão é que os contratos não cheguem a tanto tempo.  A maioria das pessoas consegue quitar o imóvel em até 10 anos e a tendência é diminuir esse tempo ainda mais

Assim como nas outras modalidades, nessa também poderá ser utilizado o FGTS para imóveis com valor de avaliação que seja de até R$ 1.500.000,00. Nesses casos, as condições para uso do FGTS são as mesmas aplicadas às outras modalidades de financiamento habitacional.

Já está em vigor

Embora estivesse previsto para ter seu início no mês de março, a nova linha de crédito entrou em vigor no dia 21/02/2020, resultado da reunião no Palácio do Planalto entre o Presidente da República, Jair Bolsonaro e o Presidente da CEF.

Clientes com novos contratos, podem desde então, optar pela nova modalidade vigente. A previsão é que esse lançamento movimente ainda mais o mercado imobiliário paro o ano de 2020

Para o Presidente do Banco Central, Roberto Campos, a medida da Caixa é “um importante passo que possibilitará mais opções no mercado, mais competição e menor custo”.

nova linha de crédito

2020 é o ano da Casa Própria

Com tantas novidades no mercado imobiliário e as mudanças anunciadas pelos bancos brasileiros facilitando o financiamento dos imóveis, está quase impossível não encontrar uma maneira de sair do aluguel.

Os bancos têm disputado, ponto a ponto, as taxas mais atrativas e quem ganha é você consumidor.

Se o seu Sonho é conquistar a Casa Própria em Indaial, Blumenau, Timbó ou Gaspar o momento é esse!  A Edifique Imobiliária possui especialistas no mercado imobiliário da região que poderão tirar todas as suas dúvidas e auxiliá-lo na realização desse Sonho, na modalidade que melhor se encaixe a você.. 

Sair de vez do aluguel nunca foi tão fácil. Dê o Primeiro Passo nessa jornada.  Estamos te esperando.

Deixe um comentário