21 Jul 2015

Como Escolher a Planta da Sua Casa

Categoria: Casa Própria

Poucas coisas são tão prazerosas como realizar o sonho da casa própria. Para que esse sonho seja possível é necessário estar atento a algumas situações que podem lhe pegar desprevenido.

Você está pensando em construir uma casa, mas ainda não sabe como deverá ser a disposição dos cômodos? Certamente você precisará de um arquiteto ou engenheiro para lhe auxiliar na melhor escolha do projeto. Ele lhe dará dicas quanto aos espaços mínimos, normas exigidas por órgãos e utilizará sua experiência para deixar sua casa prática e confortável.

A seguir, daremos algumas sugestões de como você pode fazer isso. Essas dicas, contudo, não anulam a necessidade de procurar um profissional.

Algumas dicas que devem ser seguidas para definir a planta de uma residência

1. Planejamento financeiro

Faça um planejamento prévio de quanto pretende gastar na construção, deixando um valor previsto também com gastos inesperados. O financiamento também é uma possibilidade.

2. Verifique as condições do terreno

Esse passo é importante para que você possa, a partir dele, iniciar seu planejamento da planta. Isso é necessário porque, obviamente, não é qualquer planta que casa com qualquer terreno. É necessário que ambos sejam compatíveis.

3. Alinhe seus interesses

É importante conversar com seu arquiteto ou engenheiro para conseguir conciliar os seus interesses particulares e os de sua família com os recursos que você dispõe. Sejam recursos próprios ou de financiamento.

4. Pense no que você precisa

Entre os critérios de análise deve estar o estilo de vida. Por exemplo, filhos, áreas de lazer, limitações físicas de moradores. Tudo isso tem que ser analisado na hora da montagem de sua planta. Onde ficar cada quarto, qual o tamanho necessário para o jardim, idosos precisam ficar próximos de banheiro e longe de escadas, enfim, essas particularidades.

5. Pense no que deve ficar próximo

Procurar aproximar os cômodos que devem ficar lado a lado como cozinha e sala de almoço, quarto das crianças e quarto do casal.

6. Fique confortável

Na medida do possível, tente juntar funcionalidade com conforto. É a sua casa, então conforto é essencial

7. Não descuide da estética

Este é outro critério que precisa ser tão pensado quanto o conforto. Mesmo parecendo secundário, você não é obrigado a morar em uma casa que não tenha uma combinação estética que lhe agrade.

8. Pense na privacidade

Procure um desenho para a planta da sua casa que lhe confira privacidade. Isso é essencial, não apenas pela sua segurança, mas também pela sua intimidade.

Outra boa sugestão é procurar uma imobiliária com experiência nesse tipo de negociação. A Edifique Imobiliária de Indaial, por exemplo, tem uma equipe especializada em aquisição de terreno e construção, com completa assessoria nos projetos e na construção, o que tornará sua experiência muito mais segura e tranquila. Em uma imobiliária você terá também a possibilidade de escolher o terreno que mais lhe agrada entre várias opções de tamanho, preço e localização. O financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal também está disponível para a modalidade de aquisição do terreno e construção.

Quer fazer uma simulação de financiamento? Clique aqui.