08 Set 2017

10 Passos para a sua Casa Própria

Categoria: Financiamento

Comprar a casa própria ainda é maior sonho dos brasileiros. Contudo, há muita desinformação nesse segmento, e a maioria da população não sabe por onde começar.

Apesar das recentes mudanças nos financiamentos habitacionais, especialmente nas regras do Minha Casa Minha Vida, ainda é possível conseguir casas e apartamentos com juros de apenas 4,5% ao ano e subsídios que podem chegar a quase 18 mil reais.

Casas em Indaial

Essas condições, bem como o limite de R$ 145 mil são válidas para os municípios de Indaial, Timbó e Pomerode, até o fim do ano segundo a Caixa. Ou muito provavelmente antes disso se os recursos disponíveis se esgotarem.

Então vamos listar alguns passos simples para você conseguir comprar sua casa própria – ou apartamento – em apenas 12 meses:

1. Faça um planejamento financeiro e comece a guardar parte do valor de sua renda mensal. Você vai precisar de pelo menos 15 mil reais para a entrada e custos de registro.

2. Inicie um relacionamento com um banco, de preferência com a Caixa Econômica Federal. Abra uma poupança e deposite mensalmente o valor que você conseguir guardar.

3. O valor da parcela será em torno de 30% de sua renda, portanto tente poupar essa quantia, assim você já vai se acostumando a viver nessa nova realidade.

4. É importante que você tenha já um certo tempo de emprego, isso ajudará na aprovação do seu crédito habitacional.

5. Seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser usado como parte da entrada. Tire um extrato e considere também esses valores. Quanto mais tempo de emprego maior será seu saldo do FGTS.

6. Livre-se de outros tipos de financiamento. CDC ou financiamentos de veículos influenciam negativamente nos valores que a Caixa vai liberar para você comprar sua casa ou apartamento.

7. Comece a busca por um imóvel que lhe agrade, mas lembre-se também que não adianta sonhar alto demais. Adeque seus sonhos à sua realidade financeira.

8. Procure uma imobiliária em sua cidade e um corretor de imóveis com experiência no mercado. Para quem é da região de Blumenau, Indaial, Pomerode e Timbó, a melhor opção é a Edifique Imobiliária

9. Faça uma simulação de financiamento e comece a fazer suas contas. Valores de entrada, juros e parcelas precisam ser planejados com antecedência.

10. Estude todas as possibilidades, visite o imóvel e a região onde ele se localiza. Quando tiver escolhido, seu corretor de imóveis vai cuidar do contrato e da documentação para o financiamento. Depois é só preparar a mudança.

Vale das palmeiras

Agora se você quiser um apartamento 100% financiado clique aqui


CorretorRicardo Cubas é Corretor de Imóveis, especialista em mercado imobiliário e amante das artes marciais. Estudioso do marketing digital, torce para o Palmeiras e adora ajudar as pessoas a conseguirem sua casa própria.